Páginas

@@@@

@@@@

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Entenda o que é doença renal crônica


Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (entidade que estuda sobre os rins), 10% da população adulta sofre de doença renal, sendo que a hipertensão e o diabetes são os principais fatores de risco. A doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional e é muito importante que a população esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins. É o que explica Carmen Tzanno, diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Quando a doença renal é detectada precocemente, ela pode ser curada ou ser controlada de forma muito mais eficaz. As pessoas nos primeiros estágios de doença renal geralmente não se sentem doentes. À medida que a doença fica pior, a pessoa pode ter necessidade de urinar mais freqüentemente ou com menos freqüência.

Alguns médicos orientam os pacientes com insuficiência renal a limitar a quantidade de proteína ingerida. Outro problema que pode estar associado à insuficiência renal é alta taxa de colesterol no sangue. Uma dieta rica em gorduras pode ocasionar elevação da taxa de colesterol. O sódio pode elevar a pressão sanguínea, então o paciente pode ter que limitar a sua ingestão.

Pacientes com insuficiência renal também podem ter problema para eliminar o potássio, que está presente em muitas frutas e vegetais. Por isso, é muito importante ter o acompanhamento de um nutricionista para encontrar um plano de alimentação adequada.

Sintomas

A pessoa pode se sentir cansada, perder o apetite ou experimentar náusea e vômito. As mãos podem inchar ou ficar entorpecidas. A pessoa também pode se sentir sonolenta e com problemas de concentração. A pele pode ficar escurecida e aparecer câimbras musculares.
Fonte:Uai