Páginas

@@@@

@@@@

sábado, 1 de janeiro de 2011

Lula lança o novo documento de Identidade Civil em Brasília


A partir de 2011 começam a ser produzidos os novos Registros de Identidade Civil (RIC) que irão substituir gradualmente as cédulas de identidade. O presidente Silva lançou oficialmente o RIC nesta quinta-feira,30, durante solenidade no Ministério da Justiça.

Durante o lançamento, foi estipulado o prazo de dez anos para que todos os brasileiros sejam recadastrados e substituam a carteira de identidade pelo novo documento que foi constituído na forma de um cartão com um chip. Este chip é capaz de armazenar as digitais do titular, além de informações como sexo, idade, filiação e naturalidade.

Uma das expectativas do governo é que o novo mecanismo evite que a mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em estados diferentes.

Serão produzidos em 2011 aproximadamente 2 milhões de cartões que serão distribuídos inicialmente para sete cidades: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

A partir da expedição das primeiras unidades do RIC pela Casa da Moeda, os governos estaduais terão o prazo de um ano para começar o recadastramento e a implementação da novidade.

É importante ressaltar que o RIC não vai substituir os documentos CPF, título de eleitor e passaporte.